10 dicas para fazer um bolo macio

Quem faz um bolo sempre se preocupa com o resultado final da massa. Isto porque - se ela não ficar macia -  mesmo o mais delicioso recheio, ou cobertura, não vai conseguir esconder a qualidade da massa. O sabor começa pela massa. A primeira mordida é a impressão que fica para todo o restante do bolo, ou um outro doce. A massa`deve ser fofa e macia, absorvendo o recheio, dando mais gosto ao bolo. Ela deve levar quem saboreia a um passeio no doce, desfrutando os reais prazeres que existem em um deles. Não é sem motivo que alguns bolos recebem nomes sugestivos como "Floresta Negra" ou "Branca de Neve". Existe por trás destes nomes uma expectativa evidente. Neste post repassamos 10 dicas para fazer um bolo macio e saboroso. Divirta-se!

Dicas                                                        
- Sempre leia a receita com muita atenção. Isto significa ler várias vezes antes de começar a fazer a massa.
- Jamais duplique a receita, ou use o dobro dos ingredientes se você quiser fazer dois bolos. Faça isto separadamente, um de cada vez.
- Também não altere a quantidade de ingredientes descrita na receita, como açúcar, farinha e outros que normalmente se usa para fazer uma massa de bolo. Siga o que a receita determina.
- Não use os ingredientes gelados ou quentes. Use-os sempre em temperatura ambiente.
- Respeite o tamanho das formas indicada pela receita.
- Quando adicionar as claras, já em neve, faça isso misturando levemente de cima para baixo até ganhar corpo. 
- Faça a peneira dos ingredientes juntos, ou um atrás do outro como manda a receita. Neste caso falamos dos ingredientes secos, de menos o açúcar.
- Ao acrescentar a farinha de trigo mexa pouco a massa, caso contrário vai endurecer o bolo.
- A massa deve ser espalhada em um forma por igual. Isso vai fazer ela assar por igual
- Deixe o bolo esfriar por 15 minutos antes de tirar da forma. 
É sempre bom lembrar que o forno deve estar pré-aquecido. O bolo deve ir para o forno já com a temperatura indicada na receita. A antiga e boa tradição de usar o palito para saber se a massa está pronta deve ser usada. Saiu limpo o palito, a massa está no ponto.


Comentários