Pão de Aveia e Germe de Trigo

As fibras de cerais integrais e legumes podem controlar a pressão, ajudar no combate a prisão de ventre, e até ajudar no controle do colesterol. Isto é confirmado por médicos e especialistas já há muito. E o mais gostoso disso tudo é que se pode fazer deliciosos pratos com elas. Podemos juntar o útil ao agradável, o prazer de uma boa comida a necessidade dela pelo nosso organismo. É por isso que publicamos neste post uma deliciosa receita de pão de aveia com germe de trigo.

Ingredientes                                                                    

- 3 xícaras de farinha de trigo integral 
- 3 1/2 xícaras de farinha de trigo comum
- 1 xícara de aveia fina
- 2 1/2 colheres de chá de sal
- 2 tabletes de fermento de pão (ou duas colheres de sopa de fermento seco para pão)
- 1/2 xícara de leite em pó
- 4 colheres de sopa de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
- 1/4 de xícara de germe de trigo
- 1/3 de xícara de melado
- 2 xícaras de água morna

Preparo

Passe a untar uma fôrma grande de bolo inglês. Misture as três xícaras de farinha integral com as três xícaras de farinha de trigo sempre mexendo bem. Coloque duas xícaras desta mistura numa vasilha grande. Junte ali a aveia, o sal, o fermento, o leite em pó, o germe de trigo e a manteiga. Misture a água com o melado e ponha também na vasilha. Em seguida bata em velocidade média por dois minutos.
Junte 1/2 xícara da mistura de farinha feita no início e bata em alta velocidade por dois minutos. Continue adicionando a mistura de farinha  até que a massa esteja bem macia.

Coloque esta massa resultante numa superfície já polvilhada com farinha comum e amasse por cerca de dez minutos até que fique "elástica". Se for necessário acrescente mais farinha.

No Forno

- Coloque a massa em uma vasilha untada e vire-a para que fique untada dos dois lados. Deixe crescer por cerca de uma hora. Ponha na fôrma de bolo inglês (ou em fôrma comum tipo pão de fôrma) e deixe crescer por mais 50 minutos. Você pode usar a imaginação para dar forma ao pão. Em seguida leve ao forno já  preaquecido em temperatura de 180C e asse por 40 minutos sempre vigiando a massa. No fim deste tempo retire a fôrma do forno e pincele com um pouco de margarina. Deixe esfriar e pronto. Doce Bão também é saúde!


Comentários