Pudim de Caldas

Temos aqui uma receita fácil, rápida, e simplesmente deliciosa. A textura é de dar água na boca, principalmente se os convidados forem surpreendidos por uma sobremesa como essa. É um doce raro para adultos, mas que faz lembrar a infância de muitos, quando doces como estes eram mais comuns na mesa dos brasileiros. Não tem como não gostar de um pudim de caldas.

Ingredientes                  

- 12 claras
- 1 1/2 de açúcar

Para a calda
- açúcar a gosto
- baunilha
- 1 litro de leite
- 12 gemas

Preparo

Faça um caramelo com o a maior parte do açúcar (cerca de 2/3) e caramelize uma fôrma. Bata as claras em neve até ficar firme e jogue nela, e aos poucos, o que restou do açúcar (não pare de bater as claras). Em seguida coloque na forma já caramelizada e asse em banho-maria no forno e em temperatura moderada. deixe assim por cerca de uma hora. Retire do forno e deixe esfriar. Depois disso solte os lados do pudim e desenforme.

Preparo da calda

Aqueça o leite da lista de ingredientes junto com as gemas já ligeiramente batidas. Adoce a gosto. Passe a cozinhar a calda sempre mexendo, até que fique ligeiramente grosso. Dê uma coada e deixe esfriar. Use a baunilha para "perfumar" a calda e leve tudo a geladeira antes de servir.

Comentários