Rocambole de Nozes

Rocambole de Nozes
O rocambole tem origem de um bolo português conhecido como "colchão de noiva" que era um enrolado com recheio de nozes. Evidentemente uma delícia de tempos antigos. Ele é uma espécie de Pão de Ló, que também já ganhou sua receita aqui no Doce Bão. Nozes e doces parecem que foram feitos um para o outro. Uma massa bem feita combina perfeitamente com um recheio de nozes e coco.


Ingredientes para o recheio  

- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de margarina
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 100 gramas de coco ralado
- 100 gramas de nozes raladas ou picadas

Preparo do recheio

Forre um tabuleiro - ou outra forma de sua preferência - com papel manteiga e unte-o com a margarina. Misture a baunilha com o leite condensado e o espalhe sobre o tabuleiro. Em seguida salpique o coco ralado e as nozes.



Ingredientes para a massa

- 5 colheres de sopa de açúcar (ou a gosto)
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo
- 6 ovos.

                                                         Preparo da massa

Bata as claras em neve até ficarem bem firmes. Ponhas a gemas e continue batendo. Acrescente o açúcar e torne a bater adicionando a farinha aos poucos, colher por colher como dito na receita, mas sem bater.Apenas mexa. Por fim, coloque esta mistura sobre o recheio citado acima e leve ao forno já aquecido por 15 minutos sempre usando o truque do palito. Para "açucarar" o rocambole - depois que ele assar - polvilhe um guardanapo com açúcar de confeiteiro e vire o rocambole sobre o guardanapo. retire o papel manteiga e enrole a massa para esfriar e decore a gosto.

Comentários